Passo Fundo/RS: Chuva
Carazinho/RS: Chuvas esparsas
Passo Fundo/RS: Chuva
Carazinho/RS: Chuvas esparsas

Notícias

A apresentação será virtual e transmitida pelo IBGE Digital

18 de maio de 2024

Com uso de inteligência artificial, IBGE lança força-tarefa para diagnóstico, planejamento e reconstrução de áreas atingidas do RS

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgará na segunda-feira, 20, às 10h, uma força-tarefa nacional para capacitar gestores municipais do RS aprenderem a usar as várias ferramentas do Instituto para lidar com a pior tragédia climática da história do estado Rio Grande do Sul.

A força-tarefa do IBGE será, inicialmente, virtual, mas usará sua estrutura no estado para dar suporte no processo de reconstrução das áreas atingidas. A apresentação será feita pelo presidente do IBGE, Marcio Pochmann, e corpo técnico do Instituto, com transmissão pelo IBGE Digital (ibge.gov.br) e pelas redes sociais do IBGE.

O IBGE atuará em parceria com os governos federal, estadual e municipais no suporte aos ministérios junto ao estado do Rio Grande do Sul, mas em especial aos municípios gaúchos, prestando informações por demanda para os gestores públicos atuarem no diagnóstico, planejamento e na reconstrução das localidades afetadas. Serão convidadas autoridades federais, estaduais e municipais envolvidas nas ações no estado.

— Será necessário um esforço coletivo de informações para as ações de reconstrução, inclusive considerando correções, para que as cidades atingidas possam usar o que há de mais tecnológico e com dados confiáveis para, além de um diagnóstico, estruturar ações que possam garantir, nesse processo de reconstrução, o melhor uso dos recursos, as melhores referências ambientais e socioeconômicas, com o objetivo de que novos impactos das mudanças climáticas sejam mitigados —, antecipa o presidente do IBGE, Marcio Pochmann.

SINGED Lab IBGE

Na ocasião, será lançando o laboratório de inovação do IBGE, o SINGED Lab. Formado por uma equipe multidisciplinar, seu objetivo é criar um ambiente propício para experimentação e geração de novas ideias e projetos para o diagnóstico e planejamento de políticas públicas, por meio do uso da tecnologia combinada com o imenso manancial de informações técnicas, estatísticas, geocientíficas e de dados produzidas pelo instituto, e centralizadas no Sistema Nacional de Geociências, Estatísticas e Dados (SINGED).

Serviço

Lançamento de força-tarefa do IBGE para auxílio ao RS
Data: 
20 de maio
Hora: 
10h
Transmissão:
 IBGE Digital (ibge.gov.br) e redes sociais
Confirmação de presença de autoridades pelo e-mail
 silvia.viana@ibge.gov.br
Confirmação de imprensa pelo e-mail
 comunica@ibge.gov.br

Fonte: Agência IBGE

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir