Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Chuvas esparsas
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Chuvas esparsas

Notícias

Frente fria muda o tempo no Rio Grande do Sul neste começo de semana no primeiro episódio de instabilidade de junho Foto: Lucrécia Sandri / AFolha

2 de junho de 2024

Frente fria traz chuva fraca neste início de semana

Frente fria muda o tempo no Rio Grande do Sul neste começo de semana no primeiro episódio de instabilidade de junho
Foto: Lucrécia Sandri / AFolha

Depois de uma trégua desde quarta-feira (29 de maio), o retorno da chuva ao estado, de acordo com a MetSul Meteorologia, não deve ser motivo de preocupação. Chover é a condição normal e nesta época do ano costuma chover um ou dois dias por semana.
Felizmente, o cenário que se apresenta para este começo de semana não indica chuva com volumes elevados, assim as precipitações no máximo devem atrapalhar os esforços de limpeza nas áreas que inundaram, mas não trarão repique de cheias.

No geral, nas áreas em que houver o registro de precipitação, os índices pluviométricos devem se situar até 10 mm ou 20 mm com vários pontos abaixo de 10 mm. A chuva tende a ocorrer mais em cidades do Centro, Sul e o Leste do estado enquanto mais a Oeste e ao Norte muito pouco ou nada deve chover na passagem da frente fria neste começo de semana.

A frente fria traz chuva para pontos da fronteira com o Uruguai, Campanha e em especial o Sul gaúcho já na noite deste domingo. O sistema, então, desloca-se para Norte com chuva do Centro para o Leste do estado no decorrer da segunda, melhorando o tempo no Sul.

Em Porto Alegre, o domingo (2 de junho) foi de muito sol, com a tarde bastante agradável para os padrões de junho, terá aumento da nebulosidade e o tempo se instabiliza com chuva e garoa nesta segunda. O vento Sul que acompanha a frente deve causar elevação do nível do Guaíba.

Entre o fim de abril e o começo de maio, diversas cidades gaúchas anotaram 500 mm a 700 mm em intervalo menor de dez dias. As chuvas extremas causaram devastação em cidades, áreas rurais, florestas, estradas e pontes, deixando muitas mortes de pessoas e animais.

Fonte: MetSul

https://metsul.com/frente-fria-traz-chuva-de-volta-neste-inicio-de-semana-saiba-o-que-esperar/

A partir de terça-feira não há previsão de chuva na Região Norte do RS
Foto: Reprodução Google

TAGS: junho, chuva

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir