Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Chuva
Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Chuva

Notícias

Cooperativa também apoia iniciativas desenvolvidas por entidades parceiras dentro de sua área de atuação Foto: Divulgação Cotrijal

6 de junho de 2024

Cotrijal reforça compromisso com o meio ambiente

Cooperativa também apoia iniciativas desenvolvidas por entidades parceiras dentro de sua área de atuação
Foto: Divulgação Cotrijal

No dia 5 de junho, o mundo celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, uma data essencial para refletirmos sobre a importância da preservação ambiental e para reafirmarmos nosso compromisso com práticas sustentáveis. Na Cotrijal, a maior cooperativa agropecuária do Rio Grande do Sul, a preocupação com o meio ambiente é uma prioridade que guia ações e projetos.

Há mais de 20 anos, a cooperativa conta com um setor dedicado ao desenvolvimento sustentável, aliando produção agropecuária e responsabilidade ambiental.

—Trabalhamos fortemente na gestão de licenciamentos e demais documentações que atestam a legalidade ambiental de todos os empreendimentos da cooperativa. O setor de meio ambiente já atua há mais de 20 anos, reforçando a responsabilidade ambiental da Cotrijal e disseminando práticas sustentáveis para os cooperados—, destaca Deisi Sebastiani Nicolao, coordenadora de meio ambiente da Cotrijal.

Uma das práticas amplamente difundidas pela cooperativa junto ao seu quadro social é a logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas. O projeto, realizado desde 2002, contribui para a segurança das propriedades rurais e do ecossistema como um todo.

—É um trabalho que nos orgulha muito, pois é o resultado da ação conjunta de quatro elos da cadeia produtiva. O sucesso desse programa começa lá com o produtor, que tem a consciência de fazer a tríplice lavagem e depois devolver a embalagem para a cooperativa, a qual tem toda uma estrutura de recebimento e logística para que elas cheguem até os postos do Instituto nacional de processamento de Embalagens Vazias (InpEV), que dá o destino final junto às indústrias, como a reciclagem—, explica a coordenadora.

Outras iniciativas

A Cotrijal também investe em outras tecnologias e práticas de agricultura sustentável. Na produção de grãos, por exemplo, o departamento de produção vegetal da cooperativa incentiva o uso de métodos que preservem a qualidade do solo, como rotação de culturas, técnicas de plantio direto e uso de insumos biológicos.

A sustentabilidade energética também faz parte da estratégia da Cotrijal, que tem investido em fontes de energia renovável, como a solar e o mercado livre de energia, para reduzir a pegada de carbono em suas operações. Atualmente a cooperativa conta com nove usinas solares, a maior – com 35 mil m² de área – localizada ao lado do parque da Expodireto em Não-Me-Toque (RS).

E outro projeto reconhecido nacionalmente é o Viveiro de Cidadania, programa de inclusão e capacitação de pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla no mercado de trabalho, desenvolvido pela Cotrijal em parceria com a Apae Passo Fundo e a cooperativa de ensino Coeducars. No Viveiro, localizado no município de Passo Fundo (RS), os mais de 50 colaboradores atuam na produção de flores e mudas de árvores nativas, usadas para a recuperação de áreas degradadas e reflorestamento.

Concurso Árvores gigantes

A cooperativa também apoia iniciativas desenvolvidas por entidades parceiras dentro de sua área de atuação. Uma delas é o Concurso de Árvores Gigantes do Rio Grande do Sul organizado principalmente pelo Laboratório de Manejo da Vida Silvestre da Universidade de Passo Fundo.

A segunda edição foi lançada nesta quarta-feira (5) e visa identificar o maior exemplar de Erva-mate (Ilex paraguariensis) no estado, além de promover debates sobre a relevância ecológica e histórica dessa espécie. Após o lançamento, duas mudas de Erva-mate foram plantadas na unidade da Cotrijal em Não-Me-Toque em comemoração ao projeto.

Por: Laura Alpi Coutinho
Jornalista, mestre em comunicação e assessora de imprensa da Cotrijal

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir