Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

Créditos: Divulgação

11 de junho de 2024

Passo-fundense conquista vaga para o Mundial de Triatlo no Havaí

Em maio, o passo-fundense João Marcelo Tomazi, mais conhecido como ‘Pekeno’, foi um dos grandes destaques na prova IronMan Florianópolis, realizada em Jurerê. Coordenador de vendas e gerente comercial, o também atleta se sobressai em uma das modalidades mais completas e desafiadoras do esporte: o triatlo, que consiste em natação, ciclismo e corrida, realizados sequencialmente.

Em entrevista, ele explicou que compete na categoria IronMan Full, a mais exigente dentro da modalidade, abrangendo as maiores distâncias.

Em Jurerê, Pekeno nadou 3.800 metros, pedalou por 180 km e correu 42 km, o equivalente a uma maratona, tudo dentro da mesma prova. Competindo com mais de 300 atletas, dos quais 280 completaram a prova, ele alcançou a 11ª posição em sua categoria, garantindo uma vaga para o Mundial de IronMan em Kona, no Havaí, que será realizado em outubro. Os tempos de Pekeno na prova em Florianópolis foram notáveis: ele completou os 3.800 metros de natação em 59 minutos, os 180 km de ciclismo em 4 horas e 55 minutos, e os 42 km de corrida em 3 horas e 6 minutos. Com as transições entre as modalidades, seu tempo total foi de 9 horas e 10 minutos.

O atleta revelou que as maiores dificuldades que enfrentou durante a prova foram o frio e a chuva. Na natação, quando começou a prova, ele relatou que estava frio. Além disso, choveu durante todo o percurso de ciclismo, com a temperatura caindo abaixo dos 16 graus. Ainda, Pekeno conta que a velocidade no ciclismo fazia a sensação térmica ser mais gelada, congelando os dedos. Já na corrida a chuva parou, o que ajudou um pouco o atleta.

Além do clima adverso, a longa duração da prova exige uma alimentação restrita e baseada em carboidratos e carbogel. Para o passo-fundense, no entanto, o clima é o principal desafio em provas desse tipo. Agora, com a vaga garantida para o Mundial de IronMan em Kona, João Marcelo Tomazi afirma que seguirá treinando muito e se preparando para enfrentar novos desafios e buscar superar seus próprios limites em uma das competições mais prestigiadas do mundo do triatlo.

Fonte: Rádio Uirapuru

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir