Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

Atividades multidisciplinares

21 de junho de 2024

Em plena era digital Escola Sete realiza 13ª Feira do Livro

No varal literário alunos trocaram livros e escreveram sobre sua história preferida
Foto\; Helaine G Zart/AF
Helaine Gnoatto Zart / AF

Quem lê um livro hoje?

Melhor seria dizer: é fácil perceber quem não lê livros, revistas, jornal, qualquer texto que tenha mais de três linhas.

De acordo com a coordenadora pedagógica da Escola Sinodal Sete de Setembro, Leila Grahl, o incentivo à leitura é uma prática enraizada no educandário e o resultado pode ser visto no desempenho dos ex-alunos.

—Quando os vemos tendo sucesso em diversas áreas onde atuam profissionalmente, percebemos que tiveram uma boa base de leitura, escrita, interpretação e até comunicação, habilidades que são relevantes para o sucesso—, observa Leila Grahl.

O principal desafio da escola é manter nos alunos, conforme eles crescem, o hábito da leitura, porque o mundo digital está facilmente disponível e é muito atrativo, no entanto, as facilidades não significam ganho no desenvolvimento pessoal. O desafio também é da família.

—Precisamos trabalhar para que adquiram e mantenham o hábito da leitura—, reforça a coordenadora pedagógica.

A 13ª Feira do Livro – de 17 a 21 de junho — teve uma programação envolvente, com diferentes atividades e de acordo com a faixa etária dos alunos. Participaram desde os pequeninos da educação infantil, com atividades em sala de aula e desenvolvidas com participação da família, até os finalistas do 9º ano.

O varal literário foi uma atividade para todos, fomentando a troca de livros do próprio acervo, entre colegas.

As turmas de educação infantil, 1º, 2º e 3º anos leram e desenvolvera atividades sobre a obra “Gertulina, da escritora infantil Gabi Schaurich, que esteve presente na escola no dia 18, enriquecendo a vivência das crianças.

O Bicentenário da Imigração Alemã foi tema literário bem aproveitado para as turmas do 4º e 5º anos. Exposição de objetos trazidos da Alemanha e roda de conversa com a escritora e historiadora Dilse Corteze, a partir da leitura da sua obra “Imigração Alemã”, foram realizadas na quinta-feira, dia 20, uma.

Livro e objetos que contam a história da imigração alemã
Foto: Erick K Kanofre / AF

Os alunos de 6º ao 9º anos foram estimulados a desenvolver um trabalho autoral, escrevendo crônicas sobre vivências escolares, com premiação às melhores.

Na sexta-feira (21), o encerramento da Feira do Livro ocorre às 19h, com o resultado do Concurso de Redação e apresentação do Sarau Literário. Todas as turmas (1º ao 9º ano) participam com uma obra de livre escolha dos autores Ana Maria Machado e Érico Veríssimo.  Neste dia, estará na escola o livreiro Ody Livraria.

—A Escola Sete de Setembro completa 110 anos de existência e seu compromisso é continuar levando para a gerações a cultura literária, o conhecimento e valores que vão norteá-los ao logo da vida—, finaliza a coordenadora pedagógica Leila Grahl.

Coordendora Pedagógica, Leila Grahl, e a historiadora Dilse Corteze
Foto: Erick K Kanotre / AF

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir