Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

26 de julho de 2024

CTG Galpão Amigo é credenciado como Ponto de Cultura

CTG foi credenciado pela Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, com a chancela do Comitê Gestor da Política Estadual de Cultura Viva
Helaine Gnoatto Zart

Em momento importante para a cultura, o CTG Galpão Amigo recebeu autoridades e as entidades culturais do município para a instalação oficial do Ponto de Cultura da cidade de Não-Me-Toque, credenciado pela Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, com a chancela do Comitê Gestor da Política Estadual de Cultura Viva.

De acordo com Teodora Lütkemeyer, responsável pelo credenciamento do CTG, pontos de cultura são grupos e coletivos, juridicamente constituídos e sem fins lucrativos, que desenvolvem ações continuadas nas comunidades em que estão inseridos, com ações culturais formativas.

Os pontos de cultura são concedidos a grupos e coletivos que nascem dentro das comunidades, produzem e propagam manifestações artísticas, fomentando artistas e fazedores de cultura. Os pontos de cultura também realizam um importante trabalho social, possibilitando que crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social possam desenvolver habilidades.

Com isso, o CTG Galpão Amigo se abre oficialmente para receber e promover eventos culturais que agreguem todas as manifestações que representam a formação do provo de Não-Me-Toque.

Instalado Ponto de Cultura

Participaram como convidado os corais de origem germânica, os grupos de danças folclóricas alemãs, Segue a Frida, Tanze ist Leben e Immer Lustig und Durstig, o Instituto Cultural Italobrasileiro Michelangelo e a Associação Holandesa. Também a Unegro foi convidada.

Prestigiaram o ato o prefeito Gilson dos Santos e a presidente da Câmara de Vereadores, Vanise Fritzen, representantes da Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Cultura e Desporto, Rosaura Allebrandt e Magnólia Mallmann, e o conselheiro do MTG, Jorge Celito Zuffo, que representou a presidente da entidade tradicionalista do estado, Ilva Goulart, no ato oficial de instalação.

De acordo com o patrão Clezio Goetems, o momento foi importante porque marcou a união das entidades em torno do objetivo de manter viva a cultura local.

Em momento importante do evento, ocorreu a apresentação conjunta dos corais, Coro Misto de Invernadinha, Sociedade de Cantores Gonçalves Dias e Coral Harmonia de São José do Centro, que interpretaram três músicas em língua alemã. O canto coral é a mais antiga manifestação cultural do município, chegou com os imigrantes alemães por volta de 1870 e é bravamente preservado até hoje por cinco corais mantidos por grupos independentes em comunidades do interior, como São José do Centro, Invernadinha e Linha São Paulo.

Integrantes do Coral Harmonia, Coro Misto de Invernadinha e Sociedade de Cantores Gonçalves Dias deram uma mostra da cultura que chegou com os imigrantes

O Instituto Cultural Italobrasileiro fez a apresentação pública do vídeo, produzido com recursos da Lei Paulo Gustavo por meio da Prefeitura Municipal, que está disponível no Youtube. O grupo canta em talian, uma variante da língua vêneta falada no Brasil, e interpreta a música com letra autoral.

Instituto Michelangelo gravou vídeo com música autoral em talian

O momento também marcou a apresentação do site www.galpaoamigo.com.br desenvolvido para as comemorações dos 50 anos da entidade (2023), e na sequência, do vídeo institucional produzido com recursos da Lei Paulo Gustavo por meio da Prefeitura Municipal. O vídeo conta um pouco da história do CTG, mostra imagens do acervo, gravações e cenografias recentes, além de ser musicado por como Muriel Guadagnin Kirst, Daniel da Gaita, Cássia Marie Goettems Petry, José Barrios e Dorvalino Alves. Todos os personagens do vídeo são membros da entidade.

Lançamento do site e do vídeo dos 50 anos

https://abrir.link/FTYmv

Finalizou o momento cultural o musical que encena a chegada dos imigrantes alemães, criada especialmente para as comemorações aos 200 anos da imigração no Brasil, pelo Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Immer Lustig und Durstig.

Musical presta homenagem aos 200 anos da imigração alemã no Brasil

Após essa mostra da qualidade e da riqueza cultural de Não-Me-Toque, o evento seguiu com confraternização.

Fotos: Helaine Gnoatto Zart / AF

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir