Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

17 de fevereiro de 2014

Entenda como funciona o Ano Novo chinês

Rodrigo Luis é empresário e reside em Shenzhen desde 2005. O sócio-diretor da Winpoint é fluente em mandarim e detalha nesta coluna tudo o que envolve a vida de um brasileiro na China

Ao contrário do que acontece no Brasil e em grande parte do mundo, o Ano Novo chinês é realizado no dia 26 de janeiro de 2014. Isto porque o calendário lunar chinês é dividido em 12 meses de 29 ou 30 dias.

O calendário na China é ajustado para o comprimento do ano solar por meio da adição de meses adicionais em intervalos regulares. Os anos são organizados em grandes ciclos de 60 anos.

O Ano Novo Chinês é comemorado na segunda lua nova após o solstício de inverno e acaba entre 21 de janeiro e 19 de fevereiro de cada ano do calendário gregoriano. O calendário lunar chinês segue um ciclo de 12 anos e cada um dos 12 anos é representado por um dos 12 animais que formam o zodíaco chinês.

Estes ciclos de 12 anos se repetem continuamente, assim como o animal. Os animais que constituem o Zodíaco chinês ou o calendário chinês são: rato, boi, tigre, lebre, dragão, serpente, cavalo, carneiro, macaco, galo, cão e porco.

Confira abaixo como funciona o calendário chinês, que é a correspondência entre o animal do zodíaco chinês e o ano gregoriano ocidental. Cada ano é classificado de acordo com o animal chinês que representa.

Calendário Chinês

 

Sendo assim, 2015 será o Ano do Carneiro, conforme você pode conferir abaixo:

Ano do Cavalo - 31 de janeiro de 2014

Ano do Carneiro - 19 de fevereiro de 2015

Ano do Macaco - 9 de fevereiro de 2016

Ano do Galo - 28 de janeiro de 2017

Ano do Cão - 16 de fevereiro de 2018

Ano do Porco - 5 de fevereiro de 2019

Ano do Rato - 25 de janeiro de 2020.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir