Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Parcialmente nublado
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

Notícias

11 de julho de 2014

Fim de prazo para o plantio do trigo

Produtor plantou trigo em três etapas, mesmo com o solo encharcado no dia 7

Em apenas uma semana, boa parte do Rio Grande do Sul já registrou acumulados de chuva acima do esperado para todo o mês. O excesso de água tirou mais de 20 mil pessoas de casa, provocou a morte de animais e também prejudicou o plantio de trigo no Estado.

De acordo com a Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural), nesta semana o plantio chega a 65% da área destinada ao grão, enquanto no mesmo período do ano passado, a instalação chegava a 78%. Além disso, muitos produtores perderam a janela ideal do plantio, que terminou dia 20 de junho para as plantas de ciclo médio e tardio. Já as variedades precoces podem ser plantadas apenas até o dia 10 de julho.
As áreas mais afetadas do Rio Grande do Sul são o norte e noroeste do Estado, principalmente as regiões que fazem divisa com Santa Catarina.
O produtor rural Bruno Neuhaus aproveitou os poucos dias de sol para garantir o plantio de trigo em três etapas: 11, 12 e 13 de junho, 19 e 20 de junho, e por último no dia 7 de julho.
- O solo encharcado dificultou o plantio, mas fiz um esforço para concluir toda a área planejada com trigo e aveia preta – explica Bruno, especialmente porque o nascimento de seu primeiro filho Arthur estava marcado para o dia 8 (terça-feira).
Em sua área na localidade de Faxinal, município de Victor Graeff, Bruno semeou a última etapa do trigo em uma área coberta do nabo forrageiro, visando a incorporação de matéria orgânica e Nitrogênio no solo.
O produtor sabe dos riscos que corre com o trigo neste ano, em função da alta umidade do solo.
- Além das doenças fúngicas, poderemos ter menor produtividade porque a planta não se desenvolve no seu melhor potencial – observa Bruno Neuhaus. Mesmo sabendo dos riscos ele investiu na cultura de inverno e vai cuidar para obter o máximo de rendimento possível.
No Brasil, cerca de 15 doenças podem ocorrer nas lavouras de cereais de inverno, mas na Região Sul, onde está 90% da produção nacional de trigo, quatro grupos são os que mais causam problemas: oídio, ferrugem, manchas e giberela.
De acordo com a Embrapa, por causa do mau tempo, muito produtores gaúchos terão queda no rendimento e outros desistiram de terminar o plantio. Assim, a produção do grão poderá ser menor em 2014 e os preços devem subir.
A produção anual de trigo no país oscila entre cinco e seis milhões de toneladas, porém, o consumo interno é de cerca de 10 milhões de toneladas e geralmente o que falta é importado da Argentina.

Bruno testa o nabo como forrogeira

Previsão

Nesta semana, o tempo seco predominou em toda a região Sul o país. A frente fria que estava na região conseguiu quebrar o bloqueio atmosférico e avançou para o Sudeste. Assim, uma massa de ar seco e fria cobriu os Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A previsão é de que as chuvas retornam apenas no domingo, com pouca intensidade, voltando a fazer sol na segunda-feira.

Menos milho

Os produtores que insistiram no plantio do trigo definiram que nesta ano não vão plantar milho ou reduziram a área do produto, em função do baixo preço e do elevado custo de produção.

TAGS: prazo, plantiou, trigo

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir