Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Parcialmente nublado
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

Notícias

20 de fevereiro de 2015

Rede Municipal começa ano com 1.600 alunos em 10 escolas

Alunos iniciam o ano com entusiasmo
Alunos iniciam o ano com entusiasmo

Depois de atividades preparatórias que contemplaram equipes diretivas e professores, a Rede Municipal de Ensino de Não-Me-Toque abriu os portões das seis escolas de Ensino Fundamental para dar início ao ano letivo na manhã de quarta-feira (18). Junto com as quatro Escolas de Educação Infantil (308 alunos), que iniciaram as atividades no dia 9 de fevereiro, o município vai atender 1.668 alunos neste ano.
No decorrer desta semana ainda estão acontecendo algumas matrículas e rematrículas, podendo assim aumentar o número de egressos na Rede Municipal de Ensino. O calendário de 2015 prevê um recesso de 20 a 31 de julho para as tradicionais férias de inverno e o último dia letivo será 21 de dezembro, somando 200 dias letivos.
- Esperamos que seja um ano tranquilo novamente, de muito aprendizado e que os alunos possam adquirir conhecimentos e desenvolver suas habilidades – declarou a secretária da Educação Griselda Blau.

Encontro com professores trabalhou temas como conceito de aprendizagem e liderança
Encontro com professores trabalhou temas como conceito de aprendizagem e liderança

Preparação professores
Em preparação ao início do ano letivo o primeiro Encontro de Formação Continuada envolvendo professores da Rede Municipal de Educação dos Municípios de Não-Me-Toque, Vitor Graeff e Colorado, organizado pela Secretaria Municipal da Educação de Não-Me-Toque, reuniu professores no Pavilhão Cristo Rei, no dia 11 de fevereiro.
Durante a manhã os professores puderam acompanhar a palestra com Marcos Meier, professor de Matemática, psicólogo, escritor e mestre em educação. A palestra abordou o conceito de aprendizagem significativa e aprofundou questões relacionadas à aprendizagem que vão além da tradicional, da repetitiva, da cópia ou da memorização como metodologia de ensino.
Com várias brincadeiras, Meier questionou as concepções de educação e de criança que o professor tem. Citou vários exemplos reais de aprendizagens significativas e, em contrapartida, de aprendizagens no “velho estilo” da educação bancária, criticada por Paulo Freire.
Durante a tarde, os professores da Rede Municipal de Educação do Município de Não-Me-Toque participaram de um workshop sobre “O líder Coaching – novas tendências e desafios”.
A secretária da Educação Griselda Blau avaliou como muito produtivo o encontro e destacou a questão da liderança como importante para o professor na sua vida e na sala de aula.
- Um palestrante do renome como Marcos Meier motiva nossos professores a participar e se capacitar. Temos a certeza que o encontro foi muito produtivo, pois tivemos a oportunidade de mudar velhos conceitos- avaliou Griselda Blau.
Também participaram do evento as secretárias da Educação do Município de Colorado, Raquel Pereira da Silva Giacobbo e de Vitor Graeff, Ademar Jacó Hahn. O presidente da Câmara de Vereadores de Não-Me-Toque, Ibanêz Victor de Quadros, prestigiou como convidado.

DSC_0418 DSC_0419

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir