Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Parcialmente nublado
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

Notícias

19 de dezembro de 2016

Justiça eleitoral suspende diplomação de prefeito, vice e um vereador de Victor Graeff

Promotor, Juiz, membro da Eleitoral e presidente da Subseção da OAB
Promotor, Juiz, membro da Junta Eleitoral e presidente da Subseção da OAB

A solenidade de diplomação dos eleitos no pleito de 2016 reservou uma surpresa na 117ª zona eleitoral. Cláudio Alflen e Gilmar Francisco Appelt, prefeito e vice reeleitos de Victor Graeff, mais o candidato a vereador Guilherme Mão Schneider (PDT), não receberam o diploma que considera os eleitos aptos a assumir em 1º de janeiro de 2017. Todos os demais eleitos de Não-Me-Toque, Tio Hugo e Victor Graeff foram diplomados.

A solenidade organizada pela Justiça Eleitoral ocorreu na tarde de segunda-feira (19), às 14, no auditório da Expodireto Cotrijal, foi presidida pelo juiz Márcio Cesar Sfredo Monteiro, com participação do promotor de Justiça Leandro Tatsch Bonatto, da presidente da OAB, Patrícia Huppes e da componente da Junta Eleitoral Patrícia Kayser.

A suspensão da diplomação atendeu uma representação ajuizada pelo Ministério Público Eleitoral, na sexta-feira (16 de dezembro) que busca apurar uma prática de captação ilícita de sufrágio – investigação por compra de votos. O promotor Leandro Bonatto pediu liminarmente a suspensão temporária da diplomação até que se apure os fatos, possibilitando a defesa dos acusados.

- A ação não é uma questão de mérito, a questão visa preservar a lisura do pleito eleitoral que seria chancelado com a diplomação, aguardando a solução deste processo, ou que eventualmente o Tribunal de Justiça Eleitoral do Estado venha analisar de forma diferente da nossa, autorizando a diplomação – explicou o Promotor Eleitoral.

Com a suspensão da diplomação, esses candidatos ficam impedidos de tomar posse para o mandato que inicia em 1º de janeiro de 2017. De acordo com Leandro Bonatto, será chamado para assumir o cargo de prefeito a primeira pessoa legalmente constituída, que seria o presidente da Câmara de Vereadores, até o caso ser julgado.

A investigação iniciou em 20 de outubro, quando a Polícia Civil de Victor Graeff e Não-Me-Toque cumpriu três mandados de busca e apreensão na casa de um secretário e de uma Secretaria Municipal de Victor Graeff, buscando provas de irregularidades que teriam sidos cometidas na campanha eleitoral de 2016.

Todos os eleitos de Tio Hugo e Não-Me-Toque e oito vereadores de Victor Graeff foram diplomados pela Justiça Eleitoral
Todos os eleitos de Tio Hugo e Não-Me-Toque e oito vereadores de Victor Graeff foram diplomados pela Justiça Eleitoral

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir