Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado
Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

Notícias

23 de abril de 2021

Presidente Bolsonaro veta projeto que propunha alteração ao ECA

Por Gov.BR

Presidente da República, Jair Bolsonaro, vetou projeto de lei que pretendia alterar o Estatuto da Criança e do Adolescente a fim de prever tentativas de reinserção familiar da criança ou do adolescente. O projeto foi apresentado com a alegação de que preencheria lacuna existente no Estatuto relacionada a tentativas de reinserção da criança ou adolescente na sua família original. A rigor, a redação existente não abrangeria casos nos quais o adotando já estivesse em família substituta, sob guarda ou tutela, ou tivesse sido abandonado.

A legislação atual condiciona a adoção ao fracasso das tentativas de manter a criança ou adolescente na família natural ou extensa - conforme redação do art. 39 do Estatuto, sob alteração.  Entende-se por família natural a comunidade formada pelos pais ou qualquer deles e seus descendentes, e por família extensa, aquela formada por parentes próximos com os quais a criança ou adolescente convive e mantém vínculos de afinidade e afetividade.

O projeto de lei indicava que, para a adoção, deveriam ser esgotadas também as "tentativas de reinserção" da criança ou do adolescente na família natural ou extensa. Essa medida, contudo, se distancia dos princípios da proteção integral e da prioridade absoluta devidos à crianças e adolescentes. Isso porque aumentaria, potencialmente, o prazo para adoção, dado que as "tentativas de reinserção familiar" da criança ou do adolescente poderiam se tornar "intermináveis", revitimizando o adotando a cada tentativa de retorno à família de origem.

Ademais, o termo "tentativas de reinserção" não foi definido na proposta, tampouco, as circunstâncias segundo as quais essas tentativas poderiam ser consideradas "esgotadas", restando inconsistente a proposição.

A adoção é direito da criança e do adolescente que estiver inserido em programa de acolhimento familiar ou institucional. A norma estatutária estabelece e regulamenta a entrega voluntária, a destituição do poder familiar, o acolhimento, o apadrinhamento, a guarda e a adoção de crianças e adolescentes. Todos esses instrumentos apresentam, em comum, duas finalidades: a proteção da criança e do adolescente de ambientes e situações de negligência, maus tratos e violências; e a garantia do direito da criança e do adolescente à convivência familiar, com prioridade para a família natural, e a convivência comunitária.

Assim, visando a adequação ao interesse público da propositura, o Presidente da República, após a manifestação técnica dos ministérios competentes, decidiu vetar o projeto, a fim de que as mudanças não comprometessem as chances de as crianças e adolescentes virem a ser adotados em definitivo, e também prejudicando a construção efetiva de vínculos entre a família adotante e a criança.

Ademais, tal alteração seria prejudicial à garantia do superior interesse da criança e do adolescente, podendo haver situações em que as diversas tentativas de reinserção a todo custo pudessem macular sua integridade física e psíquica, em conflito com o disposto pelo art. 227 da Constituição da República, tendo em vista que estes devem ser colocados à salvo de toda forma de negligencia.

Além disso, as diversas tentativas poderiam impactar o trabalho dos profissionais que atuam junto ao acompanhamento da situação e a tomada de decisão quanto à reintegração familiar ou encaminhamento para adoção, afetando, ainda, o juízo de convencimento do juiz do caso, tendo em vista não restar claro a quantidade de tentativas a serem suficientes antes de tal decisão de orientação para adoção.

Nesse sentido, o veto ao projeto visa a salvaguardar que esteja atendido o melhor interesse da criança e do adolescente em processo de adoção, bem como preservar o procedimento em si, propiciando proteção física, moral, social e psicológica da criança e do adolescente.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir