Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Parcialmente nublado
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

Notícias

21 de maio de 2021

Holanda: na terra dos moinhos de vento e das tulipas, as vinhas também florescem

Por Claudir Roos

Bebidas e destinos etílicos pelo Brasil e no mundo

Olá, caríssimos leitores! Continuamos nossa caminhada pelo mundo dos vinhos e assim agradeço a companhia de cada um de vocês.

Nossa viagem é sempre expressiva e agora vamos escrever sobre a HOLANDA. A Holanda, na verdade, é um grande consumidor de vinho, mas um pequeno produtor da bebida (O consumo anual per capita por lá gira em torno de 22 litros). No entanto, videiras têm sido cultivadas na Holanda desde os tempos romanos. Os primeiros produtores de vinho se estabeleceram em solos de terra vermelha mais ao sul do país. Tendo em vista a temperatura do local, na Holanda cultiva-se principalmente variedades de uva que se adaptam melhor ao frio, como as brancas Pinot BlancPinot Gris, ChardonnayRiesling Müller-Thürgau e a tinta Pinot Noir.

Vinho holandês: entenda um pouco mais sobre a história

Durante os séculos XIX e XX, os holandeses também foram um importante mercado para os tradicionais vinhos de Jerez, pois, além de servir como um “teste”, serviu também como um “trampolim” para inúmeros produtores de vinhos do Novo Mundo.

Com relação a produção interna de vinhos da Holanda, existem poucos produtores no país, apenas pequenas empresas de vinhos independentes que dão origem a pequenas quantidades da bebida.

Um dos principais produtores da Holanda, com grande contribuição para o mundo do vinho, é Vacuvin, responsável pela fabricação de acessórios inteligentes e indispensáveis para os bons amantes do vinho. É desse produtor, o tradicional “Vacuvin”, a melhor maneira de conservar um vinho após aberto.

A história do Vacuvin

A Vacuvin foi fundada em 1983, quando Bernd Schneider decidiu produzir o “Vacuvin Wine Saver”, após beber um vinho estragado. Ao lado do seu irmão e engenheiro John, Bernd desenvolveu um dispositivo que preservasse os vinhos mesmo após abertos.

Produzidos na Holanda com a mais moderna tecnologia, os acessórios Vacuvin são indispensáveis para que você desfrute de bons momentos durante a degustação dos seus vinhos. A linha do produtor abrange também úteis abridores de garrafa, além dos tradicionais “Wine Coolers”, que gelam os vinhos em poucos minutos.

A vacuvin nada mais é do que uma bomba a vácuo que retira o ar de dentro da garrafa para evitar a oxidação do vinho e conservar o sabor por mais tempo. Ideal para ocasiões em que não se consome a garrafa inteira no mesmo dia. Não indicado para espumantes.

Regiões vinícolas na Holanda

Maastricht

Maastricht, capital da província de Limburg, tem mais de 120.000 habitantes e é uma linda cidade no sul da Holanda, que atrai mais de 3 milhões de visitantes anualmente. Maastricht tem muito a oferecer, como explorar seus canais, caminhar pelo belo centro da cidade, provar as famosas tortas de Limburg, conhecer a Igreja de São Pedro e visitar as minas de calcário.

Animada e enérgica, a cidade de Maastricht tem história romana, um labirinto de cavernas subterrâneas e edifícios históricos em grande quantidade, além de uma sofisticação em seus restaurantes e uma vida urbana agitada para os estudantes que a escolhem para morar.

Durante a Segunda Guerra Mundial, o complexo da Caverna foi usado para armazenar muitas pinturas valiosas e armamentos que poderiam ser usados contra as tropas alemãs. Além dos militares, mais de 6.000 cidadãos se abrigaram nas cavernas durante a Segunda Guerra.

A visita as cavernas levam o visitante a uma enorme cúpula e ao corredor gótico. As cavernas foram usadas como refúgio em guerras e quando Maastricht estava sob cerco. Os guias podem falar sobre a vida nos túneis escuros em lugares onde as pessoas costumavam ficar. Uma curiosidade interessante é que a caverna também serviu para manter a famosa pintura de Rembrandt “A Ronda Noturna” segura durante a Segunda Guerra.

A restauração do quadro "A Ronda Noturna", mais famoso do pintor Rembrandt, foi um evento público em 2019

A cidade fica há duas horas e meia de carro de Amsterdam, e está localizada ao sul do país e perto da fronteira com a Bélgica, é considerada uma das melhores cidades gastronômicas da Holanda (há, inclusive, restaurantes com certificação Michelin) e onde estão localizados os melhores vinhedos do país. Por ali, ocupando as colinas de Limburgo estão os vinhedos holandeses mais antigos tendo sido plantados pela primeira vez na época dos romanos. Também é por aquela região que fica o Vale de Jeker com suas belas vinhas irrigadas pelo pequeno rio de mesmo nome.

 

Quem já visitou Maastricht afirma que uma visita aos vinhedos locais é obrigatória para fazer um tour e degustar os vinhos locais. Os vinhedos mais recomendados são Wijngaard De ApostelhoeveHoeve NekumDomaine Backerbosch e Wijngoed Thorn.

Apostelhoeve

Em 1970 as primeiras vinhas regressaram à encosta sul do Jekerdal, no Apostelhoeve. O Apostelhoeve, um dos locais mais bonitos de Limburg no topo do Louwberg, é o mais antigo da Holanda e uma das maiores vinícolas.

Bem caríssimos leitores, obrigado pela companhia de vocês nessa viagem a Holanda, que, como falei pra vocês é um dos países que devido as suas condições climáticas e de localização, mais consome que produz vinhos. Eu não poderia recorrer o mundo sem falar deste maravilhoso pais que conheci e em breve voltarei. Nosso propósito é sempre atender os interessados em conhecer para degustar e apreciar os vinhos e os Champagnes em seus locais de origem... A cidade de Amsterdam que é a cidade ícone da Holanda por ser sua capital vou deixar para escrever a vocês, mas saliento que Amsterdan é uma das cidades mais modernas e liberais do mundo.

Mais de 75% dos holandeses costumam beber vinho e, deste grupo, mais de 90% tem o hábito de comprar garrafas de vinho de vez em quando, diz um estudo realizado pelo instituto Trendbox, sob encomenda da Associação Interprofissional de Vinhos.

Mais informações, aqui estamos!

Boa semana! Bons Vinhos! Gute Reise! Tim-Tim!

Fontes: https://revistaadega.uol.com.br/, https://www.momondo.com.br/, www.vinci.com.br, Mitral

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir