Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

Foto: Programa Melodia

20 de agosto de 2021

Agosto Dourado divulga importância da amamentação materna para os bebês

Por Laura Simon Marques

O programa Melodia de Bruna de Souza, da Rádio A Folha 104.9 fm, entrevistou Higiana Keller, voluntária responsável pela promoção da campanha Agosto Dourado em Não-Me-Toque, promovida pela Câmara de Vereadores e Secretária da Saúde.

O que é o agosto Dourado?

O agosto dourado é uma campanha que destaca a importância do aleitamento materno. Seu objetivo é promover a amamentação entre as mães e conscientizar sobre sua importância.

A campanha de 2021 “Proteger a Amamentação: Uma Responsabilidade de Todos”, traz atenção ao papel das famílias, do Estado, dos órgãos de saúde, profissionais e sociedade em geral para promover e possibilitar o aleitamento materno, seja por meio da amamentação ou da doação de leite humano, pois é uma responsabilidade social compartilhada que beneficia a todos.

Higiana Keller salienta que a campanha não busca romantizar o ato da amamentação, mas sim trazer a realidade, com depoimentos de mães e entrevistas com profissionais, para melhor informar todos sobre essa prática e seus desafios.

— A fórmula, o complemento comprado na farmácia, jamais vai se igualar ao leite materno. Por isso, a escolha de dar mamadeira para a criança deve ser uma decisão muito bem pensada. Principalmente, quando levamos em conta a realidade econômica das famílias, pois esses produtos são caros, e duram pouco — comenta Higiana.

Segundo Higiana, a fórmula (leite em pó da latinha) não deve ser tratada como uma alternativa, mas sim uma exceção, como um medicamento para salvar o bebê.

— Deve ser usado apenas quando o aleitamento materno não for possível. E para aquelas que sentem dificuldades em amamentar, existem inúmeras formas de recuperar ou estimular a produção do leite, e essas são informações que estamos divulgando com essa campanha — complementa.

Quais são os benefícios?

Para o bebê, não existe melhor alternativa. O leite materno transmite as defesas imunológicas da mãe, protege contra otites, diabetes e obesidade. Melhora o desenvolvimento da inteligência e saúde dos ossos e dentes. Diminui o risco de morte prematura. Contribui para o amadurecimento saudável do intestino. Oferece mais contato íntimo com a mãe.

Para mãe, ele é prático, pois não precisa de preparo e sempre está na temperatura ideal para alimentação. Amamentar também diminui o sangramento no pós-parto, acelera a perda de peso, reduz a incidência de câncer de mama, ovário e endométrio. Evita a osteoporose e protege contra doenças cardiovasculares, como o infarto.

Para mais, ainda é economicamente vantajoso. E para famílias com maior vulnerabilidade, sem nem mesmo acesso a água potável ou saneamento básico, o peito é a forma mais segura de se alimentar o bebê. As fórmulas necessitam de água, além das mamadeiras precisarem de cuidados sanitários, assim, a melhor maneira de evitar casos de diarreia, e outras doenças sérias que podem acometer o bebê e até mesmo custar sua vida, é amamentando.

— A mãe que amamenta está fazendo um favor para a rede pública de saúde, pois deixará seus filhos mais protegidos contra doenças e condições clínicas que poderiam precisar de atendimento médico no futuro. Amamentar é uma forma de prevenção, e ajuda a não sobrecarregar a saúde pública —  enfatiza Higiana Keller, voluntária da campanha Agosto Dourado em Não-Me-Toque.

Campanha Agosto Dourado em NMT

A campanha está sendo realizada nas redes sociais da Câmara Municipal de Não-Me-Toque, página do Facebook (facebook.com/camaranmt) e perfil no Instagram (@camaranmt). Serão 5 vídeos publicados durante o mês com profissionais e especialistas para falar sobre o assunto, ajudando a desmitificar a prática e esclarecer dúvidas.

Higiana Keller, biomédica e psicanalista, também disponibiliza suas redes sociais para famílias com dúvidas sobre a amamentação, encontre-a no instagram em @higianakeller.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir