Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado
Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

Notícias

27 de agosto de 2021

Quatro gerações de união e amor pelo meio rural

Por ASCOM Coprel

Levar energia elétrica e internet de qualidade às famílias cooperantes é um dos propósitos da Coprel, que todos os anos destina investimentos para ampliação de redes bifásicas e trifásicas e mais conectividade ao meio rural. As iniciativas conjuntas com prefeituras, cooperativas, sindicatos e produtores fortalecem a cooperação e beneficiam cada vez mais famílias. Um exemplo é o projeto Gentil Online que conectou 100% da área urbana e rural do município com internet fibra ótica da Coprel Telecom. 

Com as transformações acontecendo no mundo, principalmente em relação aos avanços tecnológicos, o acesso à informação e comunicação tem sido cada vez mais imprescindível. A família Carraro, de Cabriúva interior de Gentil, reúne quatro gerações num trabalho que envolve a produção leiteira e lavoura. Para Orildo Carraro, avô de 70 anos, a conexão é muito importante principalmente para garantir a permanência dos jovens no interior. “A internet veio em boa hora. Utilizamos no interior para ter informação do mercado e preços dos produtos, e até para lazer. Estamos muito contentes de ver que o pessoal do interior tem o mesmo que o pessoal da cidade”, conta.

A iniciativa de viabilizar internet no campo mostra que o trabalho em conjunto pode realizar muitos sonhos. De acordo com Jair Carraro, filho de Orildo, a internet é um fator determinante para a permanência da filha Thaís na propriedade.  “É uma das maiores felicidades da vida, porque com certeza, sem a Thais aqui, nós pararíamos com as atividades, porque não teríamos como administrar tudo. E sobre a internet, pagamos boletos, compramos, vendemos, pesquisamos, falamos com os familiares, [a internet] veio a agregar bastante”, explica.

Embora a vida nos grandes centros seja atrativa, o interior tem muito a oferecer. Thaís, de 27 anos, filha mais velha de Jair, está dando continuidade ao legado da família. “Quando eu nasci a luz já estava presente, e quando a internet chegou, nós não estávamos ainda habituados. Hoje em dia ela é tão importante quanto a energia elétrica, pois resolvemos muitas coisas sem precisar sair da propriedade. Essa junção de forças é extremamente importante para nós, produtores, porque sem ela, talvez eu nem estaria aqui agora”, explica a jovem.

A família Carraro é um exemplo de que a cooperação e a conectividade permitem às famílias melhores condições de trabalho, renda e de vida. Sucessão familiar deixando o seu legado, à base de amor e união, e contando com os serviços da Coprel. 

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir