Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Parcialmente nublado
Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

Notícias

14 de maio de 2022

Proposta de deputado quer a extinção de rodeios no estado

Uma das tradições de maior força no estado são os rodeios. Esse evento que reúne pessoas para cultivar as raízes da querência e confraternizar agora está em risco. O deputado estadual Rodrigo Maroni (PSDB) apresentou um projeto para proibição no estado.

Segundo ele, não se trata de extinguir esse meio cultural e sim ação de proteção animal.

—Os rodeios são uma prática cruel. As provas colocam touros, cavalos e outros bichos em situações de estresse físico e psicológico. Eles recebem até mesmo choques elétricos antes de entrar na arena para ficar com medo e entrar gritando—, afirma o deputado

Entidades tradicionalistas manifestaram-se logo em seguida, contrários ao projeto. Em Não-Me-Toque, Celito Zuffo patrão do CTG Galpão Amigo, mostrou-se indignado com a situação.

— Esse deputado Rodrigo Maroni, acredito que não entenda nada de cultura gaúcha nem de tradição para encaminhar um projeto desse, nós do RS temos o habito desde sempre de vida campeira, rodeios, a utilização de animais para esse fim.

Mas a inserção de animais em rodeios não é tão simples, uma serie de regras precisam ser seguidas para que se possa realizar.

—Seguimos as normativa do MTG, as diretrizes para fazer um rodeio, atendendo o que é preciso para o bem estar animal, desde o gado que vai servir para o laçado, até o cavalo. O tradicionalista gaúcho tem o cavalo como amigo cuida dele, zela por ele o ano inteiro, com alimentação adequada, exames clínicos sempre em dia, a cada seis meses o Mormo e Anemia Infecciosa—, reitera Zuffo.

Para Kleiton Kissman, laçador há mais de 20 anos, essa proposta é absurda.

—Os rodeios nada mais são do que a demonstração do que se faz a campo, de pessoas que conservam e cultivam nossa tradição. Todos os animais, para entrar num parque de rodeios precisam ter guia de trânsito, exames e vacinas em dia, além de um Médico Veterinário como responsável do evento para garantir os bons tratos aos animais, explica Kissamann.

No regulamento do Movimento das Tradições Gaúchas (MTG) há um inciso com orientações em relação aos animais usados em rodeios.

— II- médico veterinário habilitado, responsável pela garantia da boa condição física e sanitária dos animais e pelo cumprimento das normas disciplinadoras, impedindo maus tratos e injúrias de qualquer ordem.

Também estão especificados que os animais precisam tratamento adequado para manter sua integridade física.  O MTG, emitiu uma nota de repúdio ao projeto de Maroni, explanando que todos os cuidados com os animais são tomados.

No Rio Grande do Sul, o tradicionalismo movimenta uma parcela significativa da economia, com os gastos com os animais, indumentária e eventos em si.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir