Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Parcialmente nublado
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

Notícias

Helaine Zart recebeu Ofélia Görgen para um bate-papo cheio de histórias e lições de vida

27 de maio de 2022

25 de maio é o Dia do Trabalhador Rural

Dia do Trabalhador Rural é comemorado o Brasil no dia 25 de maio. A data homenageia todas as pessoas que trabalham nas zonas rurais, campos e fazendas como lavradores, agricultores, cuidadores de animais, e etc.

Em entrevista à Rádio à Folha, a agricultora Ofélia Görgen relata sua participação na luta pela conquista dos direitos dos trabalhadores rurais, homens e mulheres, desde o ano de 1988, quando o Congresso Nacional redigiu a nova Constituição Brasileira.

Até então, o agricultor tinha direito a meio salário mínimo de aposentadoria. Como resultado da luta das mulheres agricultoras, esses direitos foram ampliados para 1 salário mínimo de aposentadoria aos 60 anos para os homens e aos 55 anos para as mulheres. Também conquistaram o direto de ser consideradas agricultoras, com CPF e bloco de produtor. Depois vieram novas conquistas, como direto de participar como associadas e membros da diretoria dos sindicatos e cooperativas.

A comemoração do Dia do Trabalhador e Trabalhadora Rural foi instituída pela Lei nº 4.338, de 1 de junho de 1964.

No dia 25 de naio de 1963, falecia o deputado federal Fernando Ferrari (1921-1963), um dos políticos mais engajados na luta dos trabalhadores rurais por seus direitos e questões sociais. A morte de Fernando se transformou em uma data símbolo para os profissionais da categoria.

Em 1971 foi instituído o Programa de Assistência ao Trabalhador Rural, com a Lei Complementar nº 11, que ficou conhecida como Lei Fernando Ferrari, em homenagem ao parlamentarista que lutou pelos direitos destes trabalhadores.

Confira o vídeo com a entrevista no Facebook Rádio A Folha.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir